MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO
O edifício, que foi projetado pela visionária arquiteta Lina Bo Bardi (1914-1992) e inaugurado em 1968 pela Rainha Elizabeth II da Inglaterra ao lado Pietro Maria Bardi (1900-1999), primeiro diretor artístico do museu, consagrou-se como um dos principais marcos da história da arquitetura do século XX.
Pouco mais de cinco décadas desde sua inauguração, a sede histórica tornou-se referência e palco de manifestações de todos os tipos na região central da maior cidade do país. É nesse contexto que o MASP prepara para seu projeto de expansão mais radical desde os anos 1960: a partir de 2024, um novo edifício, conectado por um túnel subterrâneo ao prédio histórico, aumentará a área do museu em 6.945 m² e inaugurará 14 novos andares de galerias, salas de aula, reserva técnica, laboratório de restauro, restaurante, loja e áreas de eventos.
O museu passará a ser, assim, uma das mais inovadoras infraestruturas museológicas das Américas. Homenageando o seu trio fundador, o MASP, que já leva o nome do jornalista e empresário Assis Chateaubriand (1892-1968), terá seu prédio histórico batizado de 'Lina Bo Bardi' e o novo edifício se chamará 'Pietro Maria Bardi'.
Texto retirado do site Museu de Arte de São Paulo (MASP).
Comentários
Postar um comentário