PRINCIPAIS FESTAS E EVENTOS DE DORES DO INDAIÁ

As festas e eventos em Dores do Indaiá são em geral manifestações da população dorense que refletem muito os seus  hábitos e costumes, baseados essencialmente na cultura do campo e na religiosidade, os exemplos mais concretos são as tradicionais e famosas Exposição Agropecuária de Dores do Indaiá  (Expodores) que possui mais de 50 anos e a Festa do Rosário, cuja a devoção a Nossa Senhora do Rosário é datada de 1832, antes mesmo da emancipação político-administrativa da cidade.


As festas e eventos acontecem em todo ano e atraem além da comunidade local, turistas de diversos locais de Minas Gerais e do Brasil. A maioria dos turistas é de Minas Gerais mesmo, como as cidades vizinhas a Dores e das cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Há muitos visitantes do estado de São Paulo, Goiás e do Distrito Federal. 

Dores Folia: é a tradicional festa de carnaval de Dores do Indaiá, geralmente ocorre em fevereiro ou março nas praças da cidade, tais como a praça Cívica e a praça do Triângulo. O evento conta com bandas locais e blocos carnavalescos. 

Semana Santa: o evento começa no Domingo de Ramos, com missas na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. Na sexta-feira da paixão é encenada a morte de Jesus Cristo na praça da Matriz, reunindo milhares de fiéis. 

Motofest: é o Encontro Nacional de Motociclistas que geralmente ocorre no final do mês de maio no Parque de Exposições Sigefredo Costa. É um evento que mobiliza turistas e motociclistas de diversas partes do Brasil. 

Festa Junina Regional: importante evento da cultura caipira do interior do Brasil. O evento ocorre em junho no parque de exposição da cidade com forte participação da comunidade local. Há várias barraquinhas com produtos típicos, além de todo ambiente caipira. 

Exposição Agropecuária de Dores do Indaiá (Expodores): tradicional evento da cidade, a exposição agropecuária acontece desde 1965 no Parque de Exposições Sigefredo Costa. São quatro dias de festa no mês de julho que acontecem shows, rodeios, missa sertaneja e exposição de animais. 

Festa do Rosário: tradicional evento religioso que movimenta toda a cidade, com seus vários ternos que se apresentam pelas ruas, população local e turistas. A devoção a Nossa Senhora do Rosário é datada de 1832, e essa religiosidade é visível todo agosto de cada ano. 

Festa Caboclos do Sertão: ocorre em outubro no parque de exposições de Dores do Indaiá. O evento é uma grande comemoração da cultura caipira, com seus jeitos e costumes. 

Aniversário de Dores do Indaiá: o evento ocorre dia 8 de outubro, porém a comemoração não é regular, dependendo da decisão da prefeitura municipal. O evento ocorre em praças ou nas principais ruas da cidade. 

Reveillon no Castelo Indaiá: ocorre no dia 31 de dezembro no Castelo Indaiá, atraindo milhares de turistas e dorenses com muita música e agitação. O evento é a principal comemoração da cidade nas viradas de ano. 

Texto de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá. 

Comentários

MAIS LIDAS DA SEMANA