MAPA TURÍSTICO DO CIRCUITO DAS GRUTAS
A área
de estudo escolhida para a elaboração do mapa turístico da disciplina de Cartografia Multimídia do curso de turismo da UFMG foi o território ocupado por Belo Horizonte e pelos
municípios pertencentes ao Circuito das Grutas: Capim Branco, Matozinhos, Sete
Lagoas, Lagoa Santa, Cordisburgo, Baldim e Jequitibá.
A
escolha dessa área se deu devido à sua proximidade com Belo Horizonte,
cidade-sede do Campus da UFMG, e também por sua crescente estruturação e
desenvolvimento, vista como uma das regiões de maior potencial de atratividade
dos turistas, no contexto do estado de Minas Gerais.
O
Circuito das Grutas é uma das associações de circuitos turísticos, que
caracterizam a política de regionalização do Governo de Minas Gerais,
implantada em 2003, pelo decreto de lei n°
43.321. Essas associações foram formadas para abrigar conjuntos de municípios
da mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas, que se unem
para organizar a atividade turística regional de forma sustentável.
No caso do Circuito das Grutas, como o nome mesmo diz, um dos
principais motivos para a associação entre seus municípios é sua história,
devido à presença das grutas como grande atrativos turísticos. As principais
grutas são: Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas ; Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa ; e a Gruta
do Maquiné, em Cordisburgo.
A área de estudo se localiza na
região central do estado de Minas Gerais e as coordenadas UTM do retângulo
envolvente por tal território são, aproximadamente: E – 540000 e N – 7920000; E
– 540000 e N – 7760000; E – 660000 e N – 7760000; e E – 660000 e N – 7920000.
A elaboração do mapa foi através do programa ArcGIS. Foi a partir dele que se estabeleceu todos os elementos de identificação interna do mapa (relevo, hidrografia, malha viária, sedes, território municipais e atrativos turísticos) e os elementos de identificação externa (título, legenda, orientação geográfica, fonte, dados técnicos e autores).
No âmbito
do Turismo, a cartografia multimidia é fundamental para elaboração de mapas
turísticos, pode também auxiliar na formatação dos produtos turísticos, na
divulgação dos mesmos, e na comunicação com o público, além de ser um elemento fundamental para o planejamento e gestão de uma localidade ou região turística. A realidade virtual se
faz elemento peculiar para o turismo da atualidade, à medida que leva ao
turista um olhar sobre qualquer lugar, antes mesmo de conhecê-lo.
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