A RUA JACUÍ DE BH

Conhecida como o “Caminho da Roça” nos anos 1920, a rua Jacuí ligava a capital a Santa Luzia, cortando, naquela época, a região essencialmente rural de Belo Horizonte. 

Principal acesso aos bairros da região Nordeste, a rua era coberta por lascas de pedra e areia e caracterizava-se por uma via de passagem entre a região e o centro da cidade.

Em meados dos anos 1920 e no início dos 1930, com os diversos loteamentos de chácaras e fazendas, a paisagem da rua começou a mudar e traços urbanísticos ganharam destaque. 

Infelizmente não encontramos fotos, pois não era comum registros nesta época, e sinda  nem sonhavamos como a internet.

Ruas foram abertas, sempre pensadas como paralelas ou transversais à Jacuí. Construções foram margeando seu trajeto e um diversificado comércio concentrou-se no trecho do bairro Renascença, com a criação da Companhia Renascença Industrial.

A fábrica têxtil promoveu uma grande mudança na região. 

Os apitos da fábrica comandavam o dia-a-dia das centenas de operários e ditava o som que se ouvia na rua Jacuí. Uma curiosidade é que foi no bairro Renascença, nas festas e desfiles promovidos pela Companhia Industrial, que o talento da tecelã Clara Nunes foi revelado.

Com a “Revolução Industrial” da rua Jacuí era necessária a implantação de uma linha de bonde mais próxima à região, que pudesse deslocar o grande número de trabalhadores que se dirigiam à via todos os dias. Com isso, em 1936, a linha de bonde do bairro Renascença, que fazia o trajeto Floresta/Renascença, foi inaugurada e, já naquela época, a rua Jacuí centralizava em seu eixo grande parte do tráfego da região.

Daquele tempo só restaram alguns antigos moradores e sete casarões tombados pelo Patrimônio Histórico Municipal. As edificações preservam suas características originais e atraem a atenção das pessoas que costumam passar pelo local. 

Hoje, a Jacuí é considerada a maior rua de Belo Horizonte por alguns guias da cidade, com 4.172 metros de extensão e passa pelos bairros Floresta, Graça, Renascença e Ipiranga e entrada do bairro São Gabriel.

Ela começa antes da rua Pouso Alegre, calculo que seja 50 metros antes da Rua Celio de Castro e mais fois quarteirões ste a Rua  Pouso Alegre. Ela começa  atras do conjunto de apartamentos na  marginal do  Viaduto da Floresta e termina na rua Anapurus no bairro São Gabriel onde era matadouro.  

Onde se virava a esquerda e pegava a estrada velha para Santa Luzia. 

Com a abertura da  avenida Cristiano Machado, ela passou a ser interrompida no  Minas Shopping, mas verdade ela que antigamente continuava antes da Estação São Gabriel o que fez com que ela fosse desviada e atualmente ela  continua a partir da  rotátoria do bairro São Paulo com o anel Rodoviário e termina no  antigo matadouro, onde começava a estrada velha pra Santa Luzia que dava entrada ns Av. Benedito Xavier.

Visto então que com estes dados a Rua Jacui referente ao local de onde ela começa e onde términa, ultrapassa 4.172 metros segundo o Google, o que nem estimar em metros.

Texto de Ane Oliveira. 

Comentários

MAIS LIDAS