O PRIMEIRO ARRANHA-CÉU DE MINAS GERAIS

O primeiro arranha-céu de Minas Gerais foi construído em 1821, com quatro pavimentos estruturados em madeira e taipa, quatro portas na sua fachada principal, 59 janelas nas laterais, três portas de loja e uma porta principal com acesso aos andares superiores. É uma das mais originais construções do período colonial brasileiro. Uma obra ousada, com arquitetura totalmente incomum para a época. 

Estamos falando do Sobradão da Vila do Fanado ou simplesmente Sobradão. Foi construído em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha, distante 512 km de Belo Horizonte. É o primeiro arranha-céu construído em Minas Gerais e no Brasil, no Brasil Colônia.

O objetivo exato da construção do edifício ainda gera dúvidas sem uma certeza concreta da finalidade de sua construção. Serviu como Fórum da Comarca regional e ao longo dos anos de sua existência, teve várias utilidades. Em 1856 existia um movimento para transformar a região do Jequitinhonha e parte da Bahia numa Província, no caso, um Estado. Se vingasse, Minas Novas seria a capital do novo Estado e o Sobradão, a sede do Governo. O movimento não foi adiante e ao longo dos anos, o prédio foi usado para diversas finalidades dos órgãos públicos. 

Texto de Arnaldo Silva.

Comentários

MAIS LIDAS