UM POUCO DA HISTÓRIA, CULTURA E BELEZAS DO EQUADOR

Um país que também dá nome a uma linha imaginaria que divide o planeta nos hemisférios, assim é o Equador. Seu nome deriva do latim “aequator” que significa igualador. O país está localizado do Meio do Mundo, assim o sol nasce às 6 horas e se põe às 18 horas durante todo o ano. 

Sua capital Quito é Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1978 porque tem o centro histórico mais bem preservado e menos alterado da América Latina. Apesar de ser a capital, Quito não é a maior cidade do Equador, posto que fica com Guaiaquil que tem 2,3 milhões de habitantes. 

Entre 1822 e 1830, o Equador fazia parte de um país chamado Grande Colômbia que compreendia também a Colômbia, Venezuela e Panamá. Apesar de pequeno, o país é o que tem maior biodiversidade por quilometro quadrado no mundo. Cerca de 15% das espécies de aves do mundo são nativas do Equador. 

O arquipélago de Galápagos é constituído por 13 ilhas principais, sendo quatro habitadas e está localizado no Oceano Pacífico a mil quilômetros da costa. Essas ilhas são o principal laboratório vivo de biologia do mundo e são famosas pelas tartarugas endêmicas que chegam a medir mais de 1,80 metros e a pesar 400 quilos. 

O país tem 80 vulcões num território equivalente a 3% do Brasil, sendo que 11 deles são ativos. Eles são muito atrativos tanto que existe um roteiro chamado Avenida dos Vulcões que passa por 27 deles.

Texto retirado do site AB Tours. 

Comentários

MAIS LIDAS