AQUI É CAFÉ PALHARES

Tarde desta sexta-feira no "Café Palhares", em BH, saboreando o famoso  "Kaol", um prato pra lá de especial. Naquele balcão em forma de "U", nada melhor! E, como todo "butequeiro" faz amigos rápido, tive o prazer de conhecer o Anderson, que por estas coincidências boas, trabalhou durante anos com o grande amigo Nelson Carvalho Lage. Uma boa prosa degustando um dos melhores "PFs" de BH e tomando aquele Chopp gelado e uma boa Cangibrina.

O estabelecimento é um dos mais tradicionais bares da capital mineira, e foi fundado em 1938 pelos irmãos Palhares. Localizado na Rua Tupinambás, bem no centro, em 1944 foi vendido a João Ferreira, Seu Neném e seu cunhado Aziz. E passou de geração em geração e atualmente os proprietários são João Lúcio e Luiz Fernando, filhos do saudoso Seu Neném. Reduto dos boêmios entre os décadas de 1940/60, pois funcionava 24 horas por dia, e também encontro de torcedores, políticos, jornalistas e músicos. 

E, batizado pelo seu Neném em parceria com o radialista Rômulo Paes e os boêmios da época, nasceu o prato "Kaol" que, nada mais é do que as iniciais da Cachaça (cujo c foi trocado pelo k para dar mais pompa ao prato) -, que costumava preceder as refeições - arroz, ovo e linguiça. Com o passar do tempo, o Kaol foi incrementado e a partir dos anos 1970 e ganhou a farofa e couve, e nos anos 1980, o torresmo. E hoje, além da linguiça, há opções de outras carnes: língua, carne cozida, dobradinha e pernil, e aquele molho pra lá de especial. Vale a pena conferir!

E este ano, pelo 2° ano consecutivo, venceu o "Comida de Buteco de BH", com o prato denominado "Cambito", preparado com Panturrilha de porco, mandioca, farofa e molho de pimenta.

Texto de Marcelo Melo. 

Comentários

MAIS LIDAS