O ILUSTRE DORENSE WALDEMAR DE ALMEIDA BARBOSA

Waldemar de Almeida Barbosa nasceu em Dores do Indaiá, em 23 de outubro de 1907. Filho do Major Eduardo José de Almeida e de dona Honorina de Almeida Barbosa. Waldemar foi professor, historiador, escritor e compositor de hinos, também foi membro de vários institutos históricos e academias de letras entre eles: o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais; sócio honorário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, e sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

O professor Waldemar foi agraciado com várias comendas, entre elas a medalha Cidade de Tiradentes, a Insígnia da Inconfidência, a grande medalha da Inconfidência, a medalha Santos Dumont, entre tantas outras. Publicou vários livros, entre eles: “A bandeira de Minas Gerais”, “A verdade sobre Tiradentes”, “Tiradentes patrono cívico do Brasil”, “O triângulo na bandeira Tiradentes”, “A capitania de Minas Gerais”, “Geografia humana e econômica do Brasil”, “A Câmara dos Deputados como fator da unidade nacional”, “A história de Minas” (em 3 volumes), “O Aleijadinho de Vila Rica”, “A verdade sobre Cláudio Manoel da Costa”, ”Pequena história da Polícia Militar de Minas” e outros.

Além de professor e diretor de estabelecimentos de ensino, Waldemar de Almeida Barbosa exerceu vários cargos e funções. Ele foi secretário geral da revista de História e Arte de Belo Horizonte; secretário geral do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, onde promoveu vários cursos de história de Minas, ministrado em 1973. Waldemar de Almeida Barbosa faleceu em 04 de dezembro de 2000.

Texto retirado do site Amigos de Dores do Indaiá (ADI), adaptado por Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá. 

Comentários

MAIS LIDAS