100 ANOS DA IGREJA MATRIZ DE DORES DO INDAIÁ


A Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores, da pequena cidade mineira de Dores do Indaiá, teve sua construção iniciada no final do século XIX e concluída somente em 2 de abril de 1921. A edificação foi construída baseada na planta do engenheiro-arquiteto Francisco Palmério, com a operacionalização de Fortunato Giordi e Ernesto Gatti.

A Igreja Matriz foi construída com recursos oriundos da comunidade dorense, um dos principais finaciadores foi o fazendeiro Felício Pinto Fiúza. A Igreja de estilo neoclássico e bem suntuosa, possui amplo espaço para variados eventos religiosos, tais como missas, batizados e celebrações da Semana Santa e da tradicional Festa do Rosário. 

Na parte externa do templo religioso, o relógio é de origem suíça, da indústria J.C. Baer, construído em 1913 em Sumiswald, no cantão de Berna. Na parte interior, o piso em cerâmica trabalhado é original, com exceção do altar-mor, que foi fixado recentemente. Há vitrais simples e monocromáticos e as paredes laterais foi fixada a representação moderna da Paixão de Cristo. 

Texto de Leonardo Mendonça, do Folha do Indaiá, com informações do Inventário da Oferta Turística de Dores do Indaiá e do blog "Crônicas de um tempo sem memória".

Comentários

MAIS LIDAS