MERCADO TURÍSTICO BRASILEIRO REALIZA BLACK FRIDAY PELA PRIMEIRA VEZ


Black Friday é um termo criado pelo varejo nos Estados Unidos para nomear ação de vendas por ano, que acontece sempre na última sexta-feira de novembro após o feriado de Ação de Graças. Há vestígios de que a denominação surgiu no início dos anos 1960 no estado da Filadélfia, quando a polícia local chamava de Black Friday o dia seguinte ao feriado de Ação de Graças.

No Brasil, o Black Friday ocorreu pela primeira vez no dia 26 de novembro de 2010 por iniciativa de uma empresa especializada em busca de descontos, reunindo 50 lojas do varejo nacional e sendo totalmente virtual, ou seja, pela internet.

Nesse ano de 2013, empresas turísticas que atuam no Brasil também vão participar do evento. Um exemplo é a Flytour Viagens, que vai ofertar aos clientes pacotes turísticos com descontos podem ser comprados on-line, no portal da operadora: www.flytourviagens.com.br. A empresa vende apenas via agências de viagens, mas o portal pode ser acessado pelo consumidor final: só que ele deverá indicar uma agência conhecida ou escolher uma de acordo com sua localização antes de finalizar a compra.

Segundo, o presidente da Flytour Viagens, como o brasileiro está cada vez mais planejando suas férias de verão em cima da hora, há muitas ofertas disponíveis na Black Friday da operadora. “Mas também vamos considerar que muitos pais estavam esperando a definição das datas de férias dos filhos para marcarem suas viagens”. De qualquer forma, ele espera um fim de ano bastante aquecido, agora com pontapé inicial da Black Friday Nacional Flytour Viagens.

Mesmo nas tradicionais lojas do varejo, será possível encontrar belos descontos em produtos que os turistas utilizam com frequência, tais como malas, bolsas, vestuário e acessórios para as viagens.

O Black Friday nesse ano acontecerá no dia 29 de novembro (sexta-feira) nas diversas lojas de varejo em todo Brasil.

CONSUMIDOR PROTEGIDO

Entre as novidades dessa edição que prometem proteger o consumidor, está a parceria do Busca Descontos com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, que criou um Código de Ética para o Black Friday 2013. Dessa forma, as lojas virtuais que aderirem ao texto se comprometem a anunciar ofertas reais na ação. Caso a empresa não cumpra o acordo, poderá sofrer suspensões. Aquelas que aderem ao código são identificadas com o selo Black Friday Legal, que atesta a credibilidade das promoções.

Já o instituto Sieve, especializado em inteligência de precificação no comércio eletrônico, será responsável pela identificação da veracidade das ofertas do site oficial e o site ReclameAqui vai ceder um canal exclusivo para o usuário que quiser denunciar ou reclamar sobre as ofertas do Black Friday. De olho no aumento de demanda na internet, a Proteste - Associação dos Consumidores lançou uma cartilha online de comércio eletrônio (www.proteste.org.br/cartilhas).

Entre os aspectos abordados na cartilha, estão os cuidados ao comprar e as novas regras do e-commerce, estabelecidas pelo decreto nº 7.962, em vigor desde maio e que regulamentam esse tipo de atividade. A cartilha destaca ainda as modalidades de compras virtuais como as compras coletivas, importação online, clubes de compras e leilões, as formas de pagamento, a responsabilidade do site e o direito de arrependimento.

O Zoom (www.zoom.com.br), site comparador de preços e produtos, estará empenhado em monitorar as ofertas para identificar os produtos com maiores descontos, comparando os preços anunciados na data com promoções realizadas em períodos anteriores para avaliar a relevância dos descontos. Além disso, os especialistas do Zoom estarão disponíveis no Facebook para tirar as dúvidas dos consumidores sobre produtos. Quem escolher o Zoom para comparar os preços ainda contará com o Zoom Garante, serviço gratuito que assegura que o cliente receberá o seu produto ou dinheiro de volta (até o limite de R$ 3.000), sem pagar nada extra nas compras feitas nas lojas parceiras e sem burocracia. (CM)

SAIBA UM POUCO DO BLACK FRIDAY NO BRASIL


Fonte: Panrotas e Estado de Minas.

Comentários

MAIS LIDAS