DO LAZER A CULTURA: BOM DESPACHO E SUA POTENCIALIDADE PARA O TURISMO


Município que se destaca na agropecuária, especialmente na pecuária leiteira, Bom Despacho é o centro regional que se localiza no centro-oeste de Minas Gerais. Localizada a 156 km da capital mineira, tendo fáceis acessos a importantes centros urbanos como São Paulo e Brasília, e com uma população de aproximadamente 45 mil habitantes, a cidade vem se desenvolvendo de maneira muito constante nos últimos anos.

Segundo consta, a história de Bom Despacho iniciou-se na ponte do Lambari em direção ao oeste, até alcançar as nascentes do Picão e, em seqüência a fazenda da Piraguara e o Rio São Francisco. No começo da segunda metade do século XVII, passada a febre do ouro e as minas já sem nenhuma exploração, aconteceu o declínio de Pitangui assim como toda a Capitania.
Em busca da subsistência por meio de outras atividades econômicas, foi que grande parte das pessoas que ali viviam migraram para a região entre os rios São Francisco e Lambari. As terras conquistadas foram distribuídas em sesmarias, resultando na formação das primeiras fazendas de criação de gado.
A partir de 1770, intensificou-se o processo de ocupação, com o surgimento de novas propriedades, até o final do século. Ao longo do tempo, foram sendo erguidas casas, ranchos e vendas, o que resultou na formação do Arraial da Nossa Senhora do Bom Despacho. Em 1812, o arraial foi elevado à categoria de Vila. A elevação à condição de Município ocorreu somente em 1911, com o nome de Bom Despacho.
Atualmente Bom Despacho possui bons níveis de qualidade de vida, com por exemplo, 76 anos de média de expectativa de vida e um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,799, o que é consequência da boa infra-estrutura, como hospitais, postos de saúde, escolas e da existência de uma universidade.
Dadas essas características, o município vem se desenvolvendo como destino turístico, essencialmente, devido aos vários eventos que ocorrem como o carnaval e a festa do Rosário, dos atrativos culturais como a Matriz de São José, as biquinhas e o Cristo da Babilônia, atrativos culturais, como a rio São Francisco, rio Lambari e Picão, além da proximidade da represa de Três Marias.
CALENDÁRIO ANUAL DE EVENTOS
> Janeiro: Folia dos Reis e Festa de São Sebastião;
> Fevereiro: Carnaval;
> Março: Semana Santa;
> Agosto: Festa de Nossa Senhora do Rosário;
> Setembro: Exposição Agropecuária de Bom Despacho;
> Dezembro: Consertos de Natal.
O município também possui o clube do Sesc, local que possui uma série de atividades de lazer e turismo, que oferece uma pousada, salas de reunião, de reunião e palestras, além de piscinas, quadras e bares. Bom Despacho detém de uma grande quantidade de equipamentos turísticos, como hotéis, pousadas, bares e restaurantes, que se concentram basicamente na região central.

E para dar impulso a qualificação e melhoria da visibilidade de Bom Despacho como destino turístico, a cidade integrou-se ao Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, circuito que faz parte do programa de políticas públicas de regionalização do turismo de Minas Gerais, sendo certificado pela Secretaria de Estado do Turismo de Minas (Setur-MG) no final de 2010. Atualmente, o circuito integra cidades da região centro-oeste e Alto Paranaíba e a sede localiza-se em Dores do Indaiá.
Em suma, Bom Despacho é um grande potencial turístico, dada a proximidade com grandes centros urbanos brasileiros e da existência de vários atrativos naturais e culturais.

VEJA O VÍDEO DE DIVULGAÇÃO DO CIRCUITO TURÍSTICO CAMINHOS DO INDAIÁ



Mais informações no site: www.senhoradosol.com.br

Comentários

MAIS LIDAS