PRODETUR


O Programa de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR) é uma política do governo federal brasileiro que é baseado em financiamentos para a melhoria da infra-estrutura, tanto para turistas, quanto para a população local.

Os investimentos do programa são operacionalizados pelo Ministério do Turismo (MTur), que organiza tecnicamente as propostas estaduais e dos municípios, juntamente com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e com a Corporação Andina de Fomento que atuam como financiadores internacionais. O programa possui políticas a nível regional, estadual e municipal.

O programa visa o desenvolvimento da atividade turística, que será possível com a exploração das potencialidades turísticas de uma determinada localidade, com a geração de emprego e renda, melhoria da infra-estrutura e dos serviços básicos, além do aumento de investimentos privados.

O Prodetur foi implantado nas várias regiões do país, porém com finalidades distintas, já que a realidades das localidades são diferentes.

PRODETUR NAS VÁRIAS REGIÕES DO BRASIL

1) PRODETUR NORDESTE: Foi o primeiro programa, sendo posto em funcionamento em 1994, tinha o objetivo da fraca infra-estrutura no Nordeste brasileiro, onde a atividade turística é muito intensa. Já a segunda fase, foi incluída a região do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e também se colocou o tema da sustentabilidade na pauta do programa;

2) PRODETUR SUL: Além dos estados da região sul do Brasil, o Mato Grosso do Sul foi incluído no programa. O programa tinha o foco da melhoria da infra-estrutura, principalmente pela atração de turistas de países vizinhos, como Argentina e Uruguai;

3) ECOTUR: O Ecotur é o programa da região amazônica, onde a ênfase é o desenvolvimento do ecoturismo, principalmente em áreas onde o desenvolvimento social e econômico é baixo, o turismo serviria de estímulo para o desenvolvimento regional;

4) PRODETUR JK: Abrange os estados do sudeste, o estado de Goiás e o Distrito Federal. O objeto é fortalecer os projetos de desenvolvimento turístico já existentes, priorizando o aumento da permanência dos turistas na região, sejam eles nacionais ou estrangeiros.

Site de Referência: www.turismo.gov.br/

Comentários

MAIS LIDAS