CIRCUITO TURÍSTICO "CAMINHOS GERAIS"

O Circuito Turístico “Caminhos Gerais” foi criado em 2001, abrangendo cidades do sul de Minas de uma cidade do interior de São Paulo. A idéia do nome do circuito “Caminhos Gerais” surgiu através do conhecimento da história da região, que começou a ter sua povoação devido a busca e descoberta do ouro.

O circuito integra doze cidades, sendo onze de Minas: Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Congonhal, Ipuiúna, Poço Fundo, Poços de Caldas, Santa Rita de Caldas e Senador Bento e uma cidade paulista: Caconde. A região oferece o turismo de aventura, turismo ecológico, engloba a história, artesanato, compras, gastronomia e diversas outras opções de turismo e lazer.

Com sede em Poços de Caldas, uma das maiores estâncias hidrominerais da América Latina e disponibiliza uma boa infra-estrutura urbana e de equipamentos turísticos, como o serviço de hotéis, bares, restaurantes e serviços de transporte.

ATRATIVOS DO CIRCUITO

Em Andradas, destino conhecido pelos praticantes de esportes de aventura como vôo livre e escalda é possível ainda degustação de vinhos em vinícolas tradicionais, visitar comércio variado para compras de artesanato, roupas femininas, doces, bolachas, queijos entre outros produtos, além de visitas de cafés e cachoeiras.

Bandeira do Sul, cidade que mantém viva suas manifestações folclóricas, festas religiosas e cavalgadas, destaca-se pelos atrativos naturais com belas cachoeiras. Botelhos tem no Cristo Redentor uma relíquia de arte e fé, no museu do café encontramos um pouco da historia desta cidade tranqüila que tem tradição na exploração cafeeira, além de passeios de barco e pesca na represa graminha.

Cabo Verde, conhecida como cidade do Café, tem o café classificado como um dos melhores do País, sendo possível a visitação a diversas fazendas que mantém a tradição aliada a modernas tecnologias.

Caconde, cidade para aventureiros e passeios para aliviar o stress. Estância climática do Estado de São Paulo oferece agradáveis cenários naturais que podem ser contemplados do mirante. Tornou-se pólo do esporte de aventura da região, com rafting, cascading, canoagem, trilhas, bóia-cross entre outras atividades para amantes da adrenalina.

Caldas é uma cidade simpática com diversas áreas verdes, cachoeiras, gastronomia típica com doces e biscoitos, possui águas termais e tem como principal atrativo o Balneário de Pocinhos do Rio Verde, além de suas fontes hidrominerais localizadas no parque do balneário.

Congonhal, cidade hospitaleira oferece aos visitantes montanhas, matas e belas cachoeiras, com destaque para a cachoeira das 15 quedas e o Complexo São Domingos com o Santuário de Nossa Senhora da Obediência.

Em região montanhosa encontra-se Ipuiúna, cidade típica do interior mineiro preserva o jeito tranqüilo e seus valores culturais, tem como principal cultura agrícola a batata inglesa, que a consagrou como título de Capital da Batata.

Há mais de 100 anos referência pelo poder medicinal de suas águas, Poços de Caldas ficou conhecida como Terra de Águas Milagrosas, localizada em uma região de formação vulcânica, o município oferece aos turistas beleza, saúde e hospitalidade.

Sites de Referência: www.caminhosgerais.org e www.turismo.mg.gov.br

Comentários

MAIS LIDAS