NO OCIDENTE DA EUROPA: PORTUGAL

Portugal é um pequeno país que fica no oeste da Península Ibérica, tendo como territórios os arquipélagos de Madeira e dos Açores, que se localizam no Oceano Atlântico. O país possui uma população em torno de 11 milhões de pessoas, cuja a concentração maior é na região da capital, Lisboa, mas possui outras importantes cidades, como Porto, Setúbal, Braga e Coimbra. Quanto a divisão administrativa, o país é dividido em sete regiões: norte, centro, Lisboa, Vale do Tejo, Alentejo, Algarve, Madeira e Açores.


A atividade turística é um dos principais geradores de renda e emprego no país, além da diversidade do convívio social que é propiciado a população e aos turistas. A região do Algarve, no sul de Portugal, é um pólo turístico internacional, sobretudo de britânicos. O clima e a temperatura da água são os principais fatores que contribuem para o crescimento da atividade na região.




Já na região de Lisboa, a atração de turistas é feita pela existência de inúmeros monumentos históricos, como o Arqueduto das Águas Livres, a Sé Catedral, a Torre de Belém e o Mosteiro dos Jerónimos. Outros pontos turísticos importantes são os museus nacionais, que guardam um pouco da historio do primeiro país a ser formado no mundo.

Na Península de Setúbal existem várias características naturais, destacando-se a Serra da Arrábida, as praias de Almada e Sesimbra, as embarcações típicas do rio Tejo e do Sado, além das antigas vilas e de toda a fauna e flora ribeirinha.


Na região Norte, a cidade do Porto vem tendo destaque no panorama cultural no país e na Europa. A cidade foi a Capital Européia da Cultura em 2001, tendo importantes atrativos turísticos e culturais, além de ser uma região de intensa produção de vinhos.

Já a ilha da Madeira é um pólo turístico internacional, devido ao seu clima ameno e belíssimas paisagens, como pelo seu réveillon com o maior espetáculo de fogo-de-artifício do mundo, as suas flores, e o internacionalmente reconhecido Vinho da Madeira, juntando-se a boa gastronomia.

Em suma, Portugal possui importantes atrativos turísticos ao longo do seu território e em suas duas ilhas, sendo um importante para o desenvolvimento econômico, social e cultural.

Site de Referência: www.visitportugal.com/Cultures

Comentários

MAIS LIDAS