BRASIL REELEITO MEMBRO DO CONSELHO EXECUTIVO DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO

O Brasil foi reeleito na última quinta-feira membro do Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo (OMT) de 2012 a 2015 na 19° Reunião do Conselho Geral da OMT, realizado na cidade de Gyengjou, na Coréia do Sul.

O Conselho Executivo da OMT é o órgão responsável pela tomada de decisões em conjunto com o secretário-geral da organização. Além do Conselho Executivo, a OMT é formada pela Assembléia Geral, das Comissões Regionais, dos Comitês e do Secretariado. O conselho é composto por 31 países membros da OMT, escolhidos por suas respectivas comissões regionais e eleitos durante a assembléia para 4 anos, sendo que a metade dos membros é modificada a cada 2 anos. Assim sendo, todos os países membros da OMT podem participar das reuniões, porém só os conselheiros tem direito ao voto.

No último mandato do Brasil, de 2008 a 2011, o país participou em importantes grupos de trabalho, como o Grupo Restrito do Comitê de Resiliência do Turismo, criado em 2008, para posicionar o turismo como uma alternativa para a recuperação econômica da crise mundial de 2008, e o grupo criado para analisar a doação das recomendações da ONU para a reestruturação da OMT.

Na América Latina, além do Brasil, Argentina, Colômbia, Jamaica e México também são representantes no Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO TURISMO (OMT)

A Organização Mundial de Turismo (OMT) é uma agência especializada das Nações Unidas e a principal organização internacional no campo do turismo. Funciona como um fórum global para questões de políticas turísticas e como fonte de conhecimento prático sobre o turismo.

Ela foi criada a partir do Congresso Internacional de Associações Oficiais de Tráfego Turístico, realizado em 1925 na cidade de Haia, na Holanda. Depois da Segunda Guerra Mundial, ela foi renomeada de União Internacional de Organizações Oficiais de Viagens (IUOTO) e transferida para Genebra, na Suíça. A IUOTO era uma organização não-governamental e chegou a reunir 109 Organizações Nacionais de Turismo e 88 membros do setor público e privado. Em 1974, logo após uma resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas, foi transformada em órgão intergovernamental, sendo que em 2003 se tornou uma agência especializada da ONU.

Hoje a sede da OMT fica na Espanha, na cidade de Madri. De acordo com dados da organização, em 2009, contava com 154 países, 7 territórios e mais de 300 membros afiliados.

Site de Referência: www.turismo.gov.br

Comentários

MAIS LIDAS