21 de setembro de 2011

CURSO DE TURISMO DA UFMG NA MOSTRA DAS PROFISSÕES

A organização do espaço e a criação de ações para estimular o desenvolvimento das
cidades através do turismo são alguns dos aspectos enfatizados pelo curso de Turismo oferecido na UFMG.

A estrutura do curso pauta-se na principal característica da atividade: a interdisciplinaridade. Para entender como isso funciona é necessário estudar os impactos sociais, econômicos, culturais e ambientais e como eles influenciam no turismo, bem como as influências em cada nas ciências na localidade em questão, sendo fundamental traçar as rotas e destinos de quem pretende atuar nesta área.

O profissional terá um extenso leque de atuação profissional, que poderá estar relacionado à elaboração de projetos de desenvolvimento turístico para os territórios, empresas, e ainda, as organizações do terceiro setor. Há também espaço para os que pretendem seguir outros rumos, como a hotelaria, os eventos ou até mesmo o lazer, entre outras áreas.

O curso de Turismo da UFMG oferece uma grade curricular bastante flexível e interdisciplinar, que permite ao aluno definir sua migração dentro da graduação. "O estudante deve ser pró-ativo, porque apesar do mercado estar receptivo e em crescimento, ele precisa viabilizar suas oportunidades, demonstrar o seu potencial para o mercado", afirma a professora e ex-coordenadora do curso de Turismo da UFMG, Fabiana Andrade. A exemplo desta flexibilidade, a estudante do 8° período Alicia Maricel, de 23 anos, optou por uma área de atuação que integra lazer e turismo. "Os estágios e pesquisas são fundamentais para o aluno e, principalmente, para o crescimento da importância do turismo", esclarece a aluna.

Um novo currículo deve ser oferecido aos estudantes, com o objetivo de atender as necessidades de formação exigida pelo setor. Isto acontecerá por meio do aumento do quadro de disciplinas específicas. Ainda assim, a principal característica do curso será mantida, onde grande parte das disciplinas oferecidas faz parte de outros departamentos, tais como Geografia e Geologia, além de outras unidades.

Mais informações do curso em: http://www2.ufmg.br/mostradasprofissoes/Mostra/Cursos/Ciencias-Sociais-Aplicadas/Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário