MINISTRO DO TURISMO NÃO QUER SAIR TÃO CEDO

O atual ministro do turismo, Pedro Novais (81 anos), não se rende as inúmeras denúncias apontadas contra ele, como uma verba indenizatória para pagar festas em um motel em São Luís (MA), o pagamento de sua empregada doméstica como se fosse assessora parlamentar (através de dinheiro público) e oito dos seus assessores do ministério já foram presos pela Polícia Federal.

A escolha do ministro para o Ministério do Turismo foi totalmente inadequada, primeiro porque a escolha foi política, baseada nos interesses da base do governo; segundo porque o Pedro Novais não tem nenhuma ligação ou interesse pela atividade turística no Brasil e é totalmente desarticulado com os empresários do turismo, diferentemente do seu antecessor, Lima Barreto.

O que se pode esperar, é que a presidenta Dilma troque esse ministro por uma pessoa que conheça a atividade turística e seja competente para guiar o ministério adequadamente e ajudar na implementação dos grandes eventos que irão ocorrer no Brasil, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

MINISTRO PEDE PARA SAIR E GASTÃO VIEIRA ASSUME

Após um dia da publicação da matéria sobre Pedro Novais, ele não agüentou de vez a pressão popular e política, principalmente pelo PMDB, e decidiu pedir demissão do Ministério do Turismo. Porém, a situação ainda não é de tranqüilidade, porque a indicação do novo ministro é do PMDB – ou seja, indicação política novamente -, nome confirmado pela escolha do ministério foi de Gastão Vieira (MA).

O novo ministro é formado em direito pela Universidade Federal do Maranhão com mestrado pela PUC-RJ. Boa parte de sua vida foi dedicada à educação e a política, não tendo também muitas relações que a atividade turística. Nas últimas eleições que concorreu à prefeitura de São Luís - em 2008 -, ficou na sexta colocação. O que se pode esperar é que o novo ministro tenha primeiramente ética e responsabilidade, e atitude para guiar um dos ministérios mais importantes para a execução dos grandes eventos.

Comentários

MAIS LIDAS